Módulo Financeiro / Boletos

O cadastro de Boletos contempla todos os boletos gerados a partir das contas a receber.

Ao entrar na página do cadastro, o sistema mostra uma visualização de todos os boletos que estão gerados.

Visualização Cartão x Tabela

A página de visualização pode ser exibida em formato de cartões (1) ou tabela(2), para alternar basta clicar no ícone que está na barra superior (3).

Informações do cartão

Pesquisa

A pesquisa do cadastro, como de qualquer outra página, é ativada ao clicar na lupa (1) na barra superior. Basta digitar a informação desejada (2) que o sistema fará a busca nos campos principais do cadastro.

Ainda é possível fazer um filtro por status, clicando no na opção desejada na barra superior (3).

Além disso, é possível informar o campo que se deseja pesquisar, basta clicar nos três pontinhos (1) (barra superior), e selecionar o campo (2) e digitar o termo desejado para o mesmo. Lembrando que para pesquisar as contas que foram excluídas, basta marcar a opção “Pesquisar na Lixeira”(3). É possível selecionar mais de campo, um por vez e fazer uma pesquisa mais avançada.

Incluir, Baixa e Emissão

A inclusão de um registro de boleto é realizada apenas automaticamente através de uma ou várias contas a receber. Ao clicar em algum registro, o sistema exibirá um tela resumo, conforme a figura abaixo.

Funcionalidades desta tela resumo:

  1. Realizar o processo de BAIXA manualmente. O processo de baixa identifica que o cliente pagou o valor, porém ainda não está conciliado na conta. A BAIXA manual somente deve ser executada em momentos específicos, visto que o sistema processa o arquivo de retorno do banco fazendo a baixa automática dos boletos conforme o pagamento.
  2. A emissão do boleto, através do botão EMITIR, localizado no primeiro bloco de informações.
  3. Recurso para visualizar juros e multa do boleto (acima do EMITIR): basta informar a data do pagamento e o sistema calcula e mostra ao lado os valores da multa e juros.
  4. A cópia da numeração da linha digitável do boleto, basta clicar no botão abaixo da logo do banco.
  5. Acesso às notificações e cartas de cobrança (caso tenha): basta clicar no quadradinho/seta ao lado da informação.

Excluir

O processo de excluir é padrão do sistema e podem ser consultado no tópico da Usabilidade. Porém dependendo do status que o boleto está, não será possível excluir.

Status

Um boleto pode ter os seguintes status:

ABERTO Indica que o boleto ainda não foi baixado. Os status de Registrado, Emitido e Rejeitado compreendem o status aberto.

PAGO Indica que o cliente pagou o boleto, ou seja, ele está baixado.

CANCELADO Indica que o boleto não tem mais validade, não será mais cobrado do cliente.