Módulo Condomínio / Clientes

Cadastro de Clientes

Este cadastro é utilizado para registrar os dados das pessoas proprietárias e/ou inquilinas das unidades do condomínio, bem como fazer a associação entre elas.

Ao entrar na página do cadastro, o sistema mostra uma visualização de todos os que estão cadastrados. Caso tenha um condomínio ativo, serão visualizadas apenas os clientes dele.

Para esta visualização é desejavél que se tenha um condomínio ativo, possibilitando rapidez no processo.

Esta página está organizada por abas (1) que exibem toda a lista de clientes (VER TUDO) e também agrupado por PROPRIETÁRIOS, INQUILINOS e OUTROS*.

*OUTROS são todas as pessoas que não são proprietários/inquilinos de unidades, ou seja, já foram em algum momento, e também podem ser pessoas que já tiveram uma relação com o condomínio (Ex: utilizou um auditório e foi registrado no sistema para fazer uma cobrança de taxa).

Visualização Cartão x Tabela

A página de visualização pode ser exibida em formato de cartões (1) ou tabela(2), para alternar basta clicar no ícone que está na barra superior (3).

Informações do cartão

Pesquisa

A pesquisa do cadastro do unidade, como de qualquer outra página, é ativada ao clicar na lupa(1) na barra superior. Basta digitar a informação desejada no campo (2) que o sistema fará a busca nos campos principais do cadastro.

Além disso, é possível informar o campo que se deseja pesquisar, basta clicar nos três pontinhos (1) (barra superior), e selecionar o campo (2) e digitar o termo desejado para o mesmo. Lembrando que para pesquisar os condomínios que foram excluídos, basta marcar a opção “Pesquisar na Lixeira”. É possível selecionar mais de campo, um por vez e fazer uma pesquisa mais avançada.

Incluir

Página de cadastro - Cliente O cadastro é organizado em forma de blocos. Para incluir um registro, basta preencher todos os campos obrigatórios e SALVAR.

Bloco Dados

Informações do condomínio, nome e CPF/CNPJ do cliente. O condomínio apenas será solicitado caso tenha condomínio ativo.

Bloco Endereço

Esta seção deve ser preenchida com o endereço do cliente, que pode ser o endereço do condomínio com ou sem a unidade especificada ou pode ser um endereço diferente.

  • Para registrar o mesmo endereço do condomínio com ou sem a unidade, clique nos três pontinhos(1) e selecione (2) “Condomínio” para que o sistema preencha com o endereço do condomínio porém sem o campo complemento (unidade) ou selecione a descrição da unidade para o preenchimento do campo complemento. Para esta segunda opção é necessário que se tenha unidade vinculada no bloco de “Proprietário das Unidades” ou “Inquilino das Unidades”.
  • Para registrar um endereço diferente do condomínio, basta digitar o CEP (3) que o sistema busca automaticamente as informações de logradouro, bairro, cidade e uf.

Bloco Proprietário das unidades

Nesta seção são registradas todas as unidades que esta pessoa cadastrada é proprietária. Basta selecionar as unidades, digitando a descrição no espaço indicado (1) ou selecionando através do ícone “check”(2) da barra.

Somente serão exibidas unidades neste bloco, caso ainda existam unidades sem proprietário para o condomínio.

Bloco Inquilino das unidades

Nesta seção são registradas todas as unidades que esta pessoa cadastrada é inquilina. Basta selecionar as unidades, digitando a descrição no espaço indicado (1) ou selecionando através do ícone “check”(2) da barra.

Bloco Contatos

Neste painel é possível cadastrar vários contatos para o cliente e cada um deles com mais de um e-mail, telefone. Para cada contato a ser cadastrado, basta clicar no ícone “+” (localizado no título do bloco) e preencher os campos desejados.

Bloco Correspondências

Neste painel configure as opções de envio das correspondências para este cliente. Estas informações são utilizadas na impressão do Protocolo.

Boletos e Balancete marque as opções de como o cliente deseja receber tais documentos. A opção “Site” sempre é marcada, não podendo ser alterada.

Enviar pelo correio as correspondências impressas para todos os documentos impressos, caso o cliente deseje receber por correio, marque esta opção.

Agrupar boletos indica se os boletos gerados no mesmo vencimento para este cliente será agrupado em um só ou não. Exceção: unidades de diferentes proprietários não irão agrupar, ou seja, não agrupa boletos em que o cliente é proprietario e inquilino ao mesmo tempo em um determidado condominio.

DICAS

  • Para alterar um proprietário de uma unidade, é preciso desassociar a unidade do proprietário antigo (excluir a unidade do bloco “Proprietário das Unidades”), cadastrar o novo proprietário neste cadastro de cliente e fazer a associação da unidade no bloco Proprietário das Unidades.
  • Para alterar um inquilino de uma unidade, é preciso desassociar a unidade do inquilino antigo (excluir a unidade do bloco “Inquilino das Unidades”), cadastrar o novo inquilino neste cadastro de cliente e fazer a associação da unidade no bloco “Inquilino das Unidades”.

Alterar / Excluir

O processo de alterar ou excluir são padrões e podem ser consultado no tópico da Usabilidade.

Veja também o cadastro de Rateio para registrar os frações ou cotas das unidades.